Como Acertar na Escolha da Carne
Muitas pessoas ficam com aquela dúvida na hora de comprar a carne, e nem todos são especialistas neste quesito, a maioria compra pelo que ouviu falar que deve comprar ou prefere seguir as orientações do açougueiro (que não é uma má escolha, se o trabalho desse açougueiro for bem feito como aqui no açougue João e Maria), mas é sempre bom ter o seu próprio conhecimento, ainda que básico, sobre as carnes boas e carnes ruins para o consumo.
Então pegue um papel e caneta e anote o que achar necessário! Vamos lá?
GORDURA BOA É SEMPRE BOM
A gordura que for considerada boa, lembra, aquela que dá o sabor a carne citada em nosso artigo sobre CORTES DE CARNES VERMELHAS? Essa gordura precisa ter uma cor amarelinha bem clara, indica que a carne está fresca, já se tiver seu aspecto amarelo demais ou acinzentada, pode pedir para remover ou melhor, escolha outra carne.
CORTE, QUAL EU PEÇO?
O corte vai depender muito do prato que você está pensando em preparar, normalmente os próprios açougueiros indicam uma carne de acordo com o que você diz que fará com ela, mas se isso não acontecer é melhor você já ter conferido nosso artigo de CORTES DE CARNES VERMELHAS, vai te ajudar bastante e evitará que seu prato pareça um prato “ruim” só pela escolha errada do corte, corre lá.
CARNES DA BANDEJA OU CORTADAS NA HORA?
Muitas pessoas acham que a carne na bandeja é uma carne velha, mas quando se tratam de empresas sérias e atentas às legislações sanitárias, isso não é um problema. Nós do açougue João e Maria sempre mantemos as duas opções: alguns cortes já ficam porcionados na bandeja, para auxiliar aquele cliente que está com pressa e não quer ficar esperando. Mas também fazemos os cortes e pré-preparos na hora, caso o cliente deseje por essa opção.
APARÊNCIA
A carne fresca possui duas tonalidades: uma bem vermelhinha, outra um pouco amarronzada. Esse aspecto mais escuro não é um problema, ele é um processo natural da carne, e acontece porque a carne não estava em contato com o oxigênio.
Quando a carne está com um tom acinzentado, quase esverdeado, aí sim você precisa se preocupar. Atente-se também ao cheiro: a carne fresca não possui cheiro forte, ao contrário da carne velha. Se mesmo assim você estiver em dúvida (pois existem variações de cores em cortes dianteiros e traseiros), aperte a peça, isso mesmo, toque nela pressionando-a e veja e o local pressionado voltara a seu estado inicial rapidamente, se não voltar, a carne não está fresca.
COM OU SEM SEBO?
Algumas pessoas costumam fazer esse tipo de pergunta, mas na maioria das vezes não sabe que o “sebo” (que também se chama de “pelancas” ou no nome técnico, é “aponeurose”) não pode ser vendido junto com a carne, por legislação sanitária.
Gostou? Com essas dicas você já consegue se virar sozinho em um açougue!
Até a próxima!
コメント