top of page

Conheça os Corte de Carne Vermelha!

Cortes de Carne Vermelha

Você conhece os tipos de cortes de carne e suas características? Nós aqui do blog João e Maria vamos falar um pouquinho deles para você, e se quiser ficar ligado nas nossas dicas sobre churrasco, acompanhamento, aperitivos e muito mais é só estar sempre entrando aqui no blog, toda semana uma novidade diferente. Vamos lá?

Picanha: A picanha não pode faltar no churrasco brasileiro, não é? Mas escolher bem é o segredo, sabemos que algumas pessoas tem um preconceito com aquela gordurinha da carne, mas para a picanha essa capa de gordura é essencial para ter uma carne suculenta e macia, enquanto ela está assando essa gordura escorre por toda a carne garantindo um ótimo sabor no final. Acredite, você vai amar.


Alcatra: Aqui vai mais uma das queridinhas para o churrasco, essa carne tem o “poder”. Brincadeiras à parte, sabemos o quão deliciosa essa carne é, e aqui vai a dica, o ponto dessa carne deve ser de médio a mal passado, para carne não ressecar pois possui pouca gordura e para ficar com o aspecto macio ela deve ser servida mal passada de preferência, mas há quem prefira ela seca mesmo, vai de gosto.


Fraldinha: Essa aqui mais uma daquelas carnes maravilhosas em sabor e com um ótimo custo benefício, suculenta e muito saborosa a fraldinha é um dos melhores cortes para preparo de hambúrgueres artesanais. Só não compre essa carne se estiver começando uma dieta bem light pois possui bastante gordura também.


Posta Branca: Essa já é uma carne vermelha considerada magra, e já não se encaixa no churrasco, prepare-a preferencialmente assada, e utilize sua imaginação, pois existem inúmeras receitas com ela, como recheada ou apenas com um belo molho de acompanhamento, é uma bela carne para aquele almoço com convidados especiais, sairão satisfeitos.


Patinho: Falou em carne moída? Essa é um ótima pedida quando citamos receitas com carne moída, também considerada uma carne magra o patinho é uma carne macia e muito indicada para fazer almôndegas e quibes, pois possui pouca gordura, e se você é do tipo que gosta de fazer o próprio hamburger caseiro, aqui está a carne perfeita para você utilizar a partir de hoje.


Peito: Uma carne saborosa, porém precisa de um longo tempo de preparo para ficar no ponto ideal, afinal ninguém gosta de carnes duras, então respeite esse tempo. O seu custo-benefício sempre vale a pena, porém se a ideia for um churrasco, ela não é indicada, utilize-a em ensopados e caldos, fica incrível.


Costela: Hummm, essa carne é de dar água na boca, não é? Suculenta e muito saborosa ela não fica atrás de nenhuma das carnes anteriores, e sem contar que tem uma variedade enorme de preparo, pode ser feita no forno, na pressão, frita, com molho, na churrasqueira e por aí vai, são diversas formas, basta um clique e lá estarão todas as receitas, na hora de escolher sua costela evite aquelas com gordura muito amarelada ou acinzentada, pois indicam que foram retiradas de um boi velho e o teste de elasticidade também te fará escolher os melhores pedaços, com os dedos limpos pressione a carne com seu indicador, rapidamente a área pressionada deve retornar a sua posição inicial, indicando sua maciez.


Acém: Esse corte é bem macio e grande (o maior dos cortes do boi), localizado na parte dianteira (lombo), o acém é uma carne magra e deve ser cozida em calor úmido, ou seja, indicada para picadinhos, ensopados e carnes de panela.


Gostou de conhecer um pouquinho mais dos cortes de carne vermelha? Agora é só usar sua criatividade e convidar os amigos para aquele almoço de domingo! E não esquece, nós do açougue João e Maria estamos sempre trazendo dicas para você utilizar no seu dia a dia na cozinha, tem algum assunto específico do qual ainda não falamos aqui? É só mandar uma mensagem pedindo, vamos atender com prazer.

Até a próxima!

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page